sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ARTES CIRCENSES NA SEMANA DA CRIANÇA

ESPETÁCULOS CIRCENSES NA SEMANA DA CRIANÇA
 
Coordenador Pedagógico de Atividades Culturais: VALMIR LEITE DE SOUZA


Na semana da criança, a Secretaria Municipal de Educação, através do Coordenador de Atividades Culturais, Valmir Leite de Souza, que atua com vários personagens cômicos, entre eles, o de palhaço "Xereta", realizou nas escolas da rede municipal da zona urbana de Manicoré, pequenos espetáculos voltados para o público estudantil, promovendo a recreação e socialização das crianças e adolescentes.
Atividade de recreação na Creche Escola Municipal Mãe Carminha
Coordenador de Artes Cênicas, atuando como "Palhaço Xereta" em pequeno espetáculo promovido na Escola Municipal Antônio Ferreira do Prado

Interatividade circense com os alunos na Escola Municipal Aristeu da Cunha Virgolino

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

SETOR 03 - Viagem de visita Pedagógica às Escolas Municipais das Comunidades Rurais


 Coordenação Pedagógica das Escolas Municipais da Zona Rural - SETOR 03

Coordenador Pedagógico: IVO PASSOS PEIXOTO

 Apoio: Francimar Pereira Gima


A Secretaria Municipal de Educação tem acompanhado e oferecido suporte pedagógico aos professores da Zona Rural realizando visitas "in loco". A Equipe de Planejamento Pedagógico Escolar - EPPE/SEMED tem realizado esse importante trabalho, indo aos lugares mais distantes, observar de perto a realidade do professor rural e oferecer ajuda técnica e pedagógica para o educador do campo.

Nos dias 09 a 12 de outubro deste ano letivo de 2014, o Coordenador Ivo Passos Peixoto, fez visitas nas comunidades rurais do SETOR 03, que consideramos as Comunidades do Baixo Madeira, tomando como referência a Sede do Município de Manicoré, onde a Secretaria Municipal de Educação dispõe de unidades educacionais de ensino.
Coordenador Pedagógico chegando em comunidades ribeirinhas na zona rural do município de Manicoré para fazer o acompanhamento do professor do campo.

Alunos em recreação no dia das crianças
Visita à Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Comunidade do Jenipapo
Talvez até mesmo o morador dos centros urbanos na região amazônica desconheça, mas existem fatores climáticos e naturais que interferem diretamente na realização da tarefa de educar no campo. No município de Manicoré não é diferente. As enchentes atrasaram o início das aulas, um calendário que contempla os dias letivos exigidos pela legislação foi adaptado para atender as exigências legais e, o fator do período da estiagem torna o acesso às escolas e algumas comunidades um pouco difícil para embarcações de porte médio. O desafio é grande, mas a vontade de transmitir o conhecimento é muito motivador. O aluno é o foco de todo o nosso trabalho. Buscamos auxílio nos programas do Governo Federal, inovamos e constantemente estudamos maneiras que garantam que o aluno vai receber a educação de qualidade na zona rural.
Quadro de Funcionários da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Novo prédio da Escola Municipal São Francisco das Chagas sendo construído

Aplicando os Saberes do Programa Escola da Terra nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Material do Programa Escola da Terra nas  Escola do Setor 03

Reunião do Coordenador com o Gestor da Escola Municipal Haroldo Ferreira da Costa, Professora e alunos da EJA
Conversa informal com o Gestor da Escola Municipal Haroldo Ferreira da Costa
Seguindo o padrão de visitas, o Professor acompanhou na quinta (09/10) e na sexta-feira (10/10/2014), o cotidiano da sala de aula, fez reuniões com os pais (ouvindo os comunitários, incentivando-os ao acompanhamento e à parceria com a escola no ensino e aprendizado dos alunos), e por fim, fez reuniões com os funcionários e professores das escolas visitadas. 
Dinâmica: "A rede" na Comunidade de Barreira da Maravilha, interagindo com os comunitários.
O Coordenador Ivo Passos Paixoto que também é tutor do Programa Escola da Terra, relembrou alguns métodos oferecido pelo Programa que se destina a elevar o nível de aprendizado na escola do campo e levou ainda algumas noções de estratégia e habilidades para que fossem desenvolvidas diariamente através das pesquisas da Equipe da Secretaria.
Ele visitou às obras do Governo Municipal na construção de escolas do interior do município, acompanhou um pouco do empenho dos trabalhadores para entregarem os prédios no tempo esperado pela comunidade para a sua conclusão.  
Ao todo foram 12 escolas visitadas: Escola Municipal São Francisco das Chagas, Haroldo Ferreira da Costa, São Thomé, Santa Helena, São Raimundo, Sagrado Coração de Jesus, Raimunda Nonata de Oliveira, Genuíno José de Oliveira, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Na escola Haroldo Ferreira da Costa que se localiza na Barreira da Maravilha, os pais estão muito satisfeitos com o desempenho e assiduidade dos professores na Comunidade. Querem o retorno em 2015 do mesmo gestor e mesma equipe de trabalho. É uma comunidade acolhedora visto que construíram até mesmo uma residência no local 04 quartos mais 01 cozinha para hospedar os Educadores. Ficaram muito felizes com a chegada da Equipe da Coordenação Pedagógica e solicitaram gentilmente que as visitas se multiplicassem no decorrer do ano letivo, a fim de manter todos atualizados dessas informações importantes que o acompanhamento técnico e pedagógico traz para professores, pais e alunos.
Comunidades de escolas como a Escola São Thomé, São Raimundo e Sagrado Coração de Jesus tiveram a mesma boa definição da equipe de trabalho e dos seus professores. 
As demais comunidades não menos satisfeitas, apenas possuem a ressalva que gostariam que seus professores residissem ou fossem residentes das suas respectivas localidades de trabalho.
Projeto Escola da Terra na Escola São Raimundo, na Comunidade de Biribá

Café da manhã com os Comunitários, na Comunidade de Barreira da Maravilha


Coordenador Pedagógico visita às obras da Quadra poliesportiva da Escola Municipal Raimunda Nonata de Oliveira em construção na Comunidade de Cachoeirinha

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

1ª FORMAÇÃO 2014 - MÓDULO MATEMÁTICA - PNAIC em Manicoré-AM

Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Orientadores locais:

Professoras: Alsimar Araújo Silva
                  e Glades Cidade Telles


Professores construindo o material de jogos lúdicos de Matemática
Neste último sábado, dia 11 de outubro foi realizada a 1ª Formação do Módulo de Matemática do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, no auditório da Creche Escola Municipal Maria José Beleza Amorim, com os professores das Escolas Municipais da Zona Urbana de 1º, 2º e 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Esse Programa do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manicoré, destina-se a viabilizar o aprendizado do aluno em noções básicas de Língua Portuguesa e Matemática. Uma prática que projeta alfabetizar os alunos dentro da faixa etária correspondente a série que cursa, evitando assim o baixo rendimento e elevando o nível do aprendizado.
Em 2013 trabalhamos com o Módulo de Língua Portuguesa e realizamos um ótimo trabalho, foram visíveis os resultados, a média projetada pelo IDEB nas séries iniciais foi alcançado por 71,5% das nossas escolas municipais da zona urbana. Agora é manter o resultado e trilhar o caminho dos números neste módulo que aborda a disciplina de Matemática.
Professores do 1º ano do Ensino Fundamental confeccionando jogos


Jogos para o 3º ano do Ensino Fundamental.
Segundo a descrição da Professora Orientadora da Formação deste último sábado, Prof.ª Glades Cidade Telles, a Formação com os Professores se constitui de duas etapas: na 1ª Etapa, o professor recebe as noções teóricas e todo objetivo que o método a ser empregado almeja alcançar. Na 2ª Etapa, o professor irá elaborar o material tal qual irá fazer ao ensinar o aluno a construí-lo, é a parte prática da atividade que se transformará em um jogo lúdico "partindo da matéria-prima, concreta para assimilar o abstrato" - explica a Professora Glades.


A professora considera ainda: "Os jogos que o professor está recebendo nessa formação, facilitam o aprendizado do aluno à assimilação das operações básicas. Os materiais são recicláveis, fáceis de manipular pela criança até mesmo de 1º ano (faixa etária de 06 anos). Claro que cada nível de escolaridade tem jogos de complexidade próprios. Mas o que mais é contagiante nesse trabalho é que o aluno mesmo irá construir seu material - Ele é parte de seu próprio aprendizado do início ao fim - Não importa como esse material vai ficar, se seu acabamento não será tão arrojado, o importante é que o aluno é quem o constrói"

"Durante esse processo em que o professor orienta o aluno como construir seu joguinho de matemática, o professor de forma descontraída e alegre, conta a história da origem dos números, remontando as antigas civilizações, os povos hindus, árabes, a forma primária que todo ser humano em qualquer época usa para fazer matemática - Contando nos dedinhos. O mundo dos números e operações não parece mais um estranho".


Se você gostou da nossa postagem, comenta. Aceitamos sugestões. Se você é um Educador e ficou interessado em como os jogos funcionam e de que maneira são confeccionados, entre em contato conosco ou com a Professora Glades.

Nosso contato:
Secretaria Municipal de Educação de Manicoré - Fone: (97) 3385-1033
E-mail: semed.manicore.am@gmail.com

Professora Glades Cidade Telles - Cel.: (97) 9182-5030 (vivo)
E-mail: gladestelles@gmail.com

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cronograma - Professor Rural

  EM OUTUBRO

  •  Dia 23 - Viagem dos Professores das Comunidades Rurais para à sede do município de Manicoré
  •  Dia 24 - Pagamento
  •  Dia 26 - Eleições 2014 - 2º Turno
  •  Dia 27 - Reunião dos professores com a Secretária de Educação e sua Equipe. Horário: às 17h30min. Local: Teatro Ana Elisabeth "Educandário"
  •  Dia 28 - Retorno dos professores à Zona Rural