Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa
Orientadores locais:
Professoras: Alsimar Araújo Silva
e Glades Cidade Telles
 |
Professores construindo o material de jogos lúdicos de Matemática |
Neste último sábado, dia 11 de outubro foi realizada a 1ª Formação do Módulo de Matemática do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, no auditório da Creche Escola Municipal Maria José Beleza Amorim, com os professores das Escolas Municipais da Zona Urbana de 1º, 2º e 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Esse Programa do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manicoré, destina-se a viabilizar o aprendizado do aluno em noções básicas de Língua Portuguesa e Matemática. Uma prática que projeta alfabetizar os alunos dentro da faixa etária correspondente a série que cursa, evitando assim o baixo rendimento e elevando o nível do aprendizado.
Em 2013 trabalhamos com o Módulo de Língua Portuguesa e realizamos um ótimo trabalho, foram visíveis os resultados, a média projetada pelo IDEB nas séries iniciais foi alcançado por 71,5% das nossas escolas municipais da zona urbana. Agora é manter o resultado e trilhar o caminho dos números neste módulo que aborda a disciplina de Matemática.
 |
Professores do 1º ano do Ensino Fundamental confeccionando jogos |
 |
Jogos para o 3º ano do Ensino Fundamental. |
Segundo a descrição da Professora Orientadora da Formação deste último sábado, Prof.ª Glades Cidade Telles, a Formação com os Professores se constitui de duas etapas: na 1ª Etapa, o professor recebe as noções teóricas e todo objetivo que o método a ser empregado almeja alcançar. Na 2ª Etapa, o professor irá elaborar o material tal qual irá fazer ao ensinar o aluno a construí-lo, é a parte prática da atividade que se transformará em um jogo lúdico "partindo da matéria-prima, concreta para assimilar o abstrato" - explica a Professora Glades.
A professora considera ainda: "Os jogos que o professor está recebendo nessa formação, facilitam o aprendizado do aluno à assimilação das operações básicas. Os materiais são recicláveis, fáceis de manipular pela criança até mesmo de 1º ano (faixa etária de 06 anos). Claro que cada nível de escolaridade tem jogos de complexidade próprios. Mas o que mais é contagiante nesse trabalho é que o aluno mesmo irá construir seu material - Ele é parte de seu próprio aprendizado do início ao fim - Não importa como esse material vai ficar, se seu acabamento não será tão arrojado, o importante é que o aluno é quem o constrói"
"Durante esse processo em que o professor orienta o aluno como construir seu joguinho de matemática, o professor de forma descontraída e alegre, conta a história da origem dos números, remontando as antigas civilizações, os povos hindus, árabes, a forma primária que todo ser humano em qualquer época usa para fazer matemática - Contando nos dedinhos. O mundo dos números e operações não parece mais um estranho".
Se você gostou da nossa postagem, comenta. Aceitamos sugestões. Se você é um Educador e ficou interessado em como os jogos funcionam e de que maneira são confeccionados, entre em contato conosco ou com a Professora Glades.
Nosso contato:
Secretaria Municipal de Educação de Manicoré - Fone: (97) 3385-1033
E-mail: semed.manicore.am@gmail.com
Professora Glades Cidade Telles - Cel.: (97) 9182-5030 (vivo)
E-mail: gladestelles@gmail.com