sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO II - LAGO DO ACARÁ: AÇÕES EM 2014



Plano de Ação Educativo: DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

EQUIPE

Gestora: NANCIMARA PINHEIRO DE MENDONÇA

Professores:  
Delciley Oliveira de Moraes, 
Helton Gomes Pereira, 
Ernei da Cruz Rodrigues e 
Graciel Nascimento Palheta
Equipe de educadores da Escola Municipal São Francisco II, na localidade do Lago do Acará
 No dia 20 de novembro deste ano letivo de 2014, a Escola Municipal São Francisco II, com sua equipe de professores, comunitários e alunos da rede municipal e da rede estadual de ensino que cursam o Ensino Médio Tecnológico, promoveram o Primeiro Plano de Ação da Escola. Voltada para o tema: DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS, a ação foi prestigiada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação que compareceu ao evento na pessoa da Senhora Elda Lúcia das Neves Gomes, Secretária de Educação e os Coordenadores Pedagógicos: Adailton Oliveira da Gama, Ivo Passos Peixoto e Solângela Prestes Reis.
Entusiasmados com a organização demonstrada em uma região tão distante da sede do nosso município e o talento observado em todos que fizeram parte dessa realização, a Escola Municipal São Francisco II ganha um espaço todo especial aqui no nosso blog para divulgar suas atividades, a começar desta expectativa que se superou na abordagem de um tema tão importante na promoção da convivência social, saudável e mais humana na Comunidade de São Francisco II.  
Alunos da rede municipal recepcionando convidados em atividade cívica de abertura do Plano de Ação

Alunos da Rede Estadual (Ensino Médio mediado por Tecnologia) em abertura do Plano de Ação, recepcionando autoridades

Alunos se apresentam para em frente a Escola Municipal São Francisco II distribuídos em suas turmas e equipes para iniciar seus trabalhos no Plano de Ação

Alunos do Ensino Médio mediado por Tecnologia.

Secretária de Educação Elda Lúcia das Neves Gomes fazendo suas considerações na abertura do Plano de Ação

Fazendo uso da palavra concedida às autoridades presentes, a Secretária Municipal de Educação Elda Lúcia das Neves Gomes parabenizou a comunidade escolar e os pais dos alunos pela iniciativa de tratar um assunto tão importante. Considerou os pontos positivos em promover a Ação de combate e prevenção ao uso de drogas, visto ser esse um dos principais problemas para a vida escolar dos alunos. A Secretária lembrou que esse problema atinge diretamente o rendimento e o aprendizado dos alunos que porventura se tornam usuários de entorpecentes, alucinógenos ou outros tipos de substâncias que alteram diretamente a capacidade física e mental nesse sentido. Muitos desistem de estudar, tem diretamente seu futuro profissional e até mesmo humano comprometido precariamente. Ainda na sua reflexão, a Senhora Elda Lúcia das Neves Gomes atribuiu à iniciativa da Comunidade Escolar, incentivos sinceros ao desenvolvimento de atividades dessa natureza: de orientação e esclarecimento. Sem dúvidas esse papel da Escola de acompanhar na estrutura social é muito importante para a vida dos alunos e comunidade.
Alunos do Ensino Médio mediado por Tecnologia da rede estadual de ensino, apresentam seus trabalhos, identificando as drogas ilícitas.

Alunos do Ensino Médio mediado por Tecnologia agrupadas para iniciarem suas explanações no Seminário antidrogas da Ação promovida pela Escola

 Os alunos da rede estadual de ensino se preocuparam em trazer ao seminário o conhecimento das drogas ilícitas, que são aquelas de uso proibido em quaisquer circunstâncias e cujo tráfico em território brasileiro é considerado ilegal. O consumo destas têm gerado o poder paralelo do crime organizado, levando em consideração que são as que mais causam dependência química a curto prazo. A criminalidade, prejuízos sociais, a demanda de investimento por parte do governo para combater o comércio destas, foram exemplos lembrados pelos alunos, viabilizando uma dimensão satisfatória do assunto.

Alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino a elucidar às atividades prejudiciais provenientes do uso dos diversos tipos de drogas

Alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino apresentando o alcance dos danos físicos causados pela dependência de drogas.
  
Muito bem elaborados, os conceitos transmitidos pelos alunos sobre o tema das DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS, deram uma amostra muito significativa do ensino e aprendizado na zona rural. 
Conceituando a definição de DROGA os alunos abrangeram todas as substâncias (lícitas, ilícitas, naturais, produzidas em processos de manipulação ou laboratórios) que alteram as funções orgânicas do indivíduo. Os alunos trouxeram o conhecimento histórico e científico da criação de medicamentos que foram proibidos em seus países de origem após a constatação de prejuízos a saúde, dependência e uso abusivo e que hoje são produzidas e comercializadas ilegalmente, como o exemplo das Drogas sintéticas de Anfetaminas, Ecstasy e Metanfetamina.
Identificando as drogas naturais produzidas a partir da folha da maconha, da coca (cocaína) e da papoula (ópio) os alunos fizeram uma breve associação com as características estimulantes encontradas no café, no cacau, em refrigerantes de coca ou guaraná, estimulantes ao metabolismo, porém diferente destes porque causam no organismo humano, efeitos perturbadores para o sistema nervoso.
Equipe da Secretaria de Educação aprecia o desenvolvimento dos trabalhos e às explicações transmitidas no Seminário Antidrogas
Aluna do Ensino Médio mediado por Tecnologia identifica no painel os danos causados a saúde causados pelo uso de drogas

Desde a simples sonolência, perda de sentidos, alucinações e alterações razoáveis no estado emocional até efeitos colaterais graves e devastadores (depressão, perda de memória, deterioração das células nervosas, envelhecimento precoce e ataques cardíacos) foram enfatizados pelas equipes que se apresentaram demonstrando a intensa pesquisa que foi feita para apresentarem suas considerações.
É evidente que houve cautela em mostrar os benefícios que diversas substâncias que causam dependência pelo uso indiscriminado, também são úteis no combate às doenças que são usadas em clínicas, consultórios e aprovadas pela legislação desde que acompanhadas por um processo especializado e assistido por um profissional da área de saúde.

Aluna das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da Escola Municipal São Francisco II, fazendo suas exposições sobre o Tema: DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Aluna das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da Escola Municipal São Francisco II, fazendo suas exposições sobre o Tema: DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Secretária de Educação e sua equipe de Coordenadores pedagógicos acompanham atentamente as exposições feitas pelos alunos da Escola Municipal São Francisco II

Aluna do Ensino Médio discorrendo sobre a importância das palestras de prevenção e combate ao uso de drogas

Aluna do Ensino Médio mediado por Tecnologia apresenta índices sobre o consumo ilegal de drogas no país

Professores e funcionários da Escola Municipal São Francisco II com Secretária de Educação e sua equipe de Coordenadores pedagógicos 
Após o seminário realizado pelas diversas turmas e modalidades existentes na escola, a Equipe da Secretaria de Educação pôde apreciar as competições promovidas pela escola às quais enriqueceram ainda mais o evento educativo.
Exposição dos desenhos classificados por concurso promovido pela Escola Municipal São Francisco II
Uma pequena galeria de desenhos ricamente coloridos, mostrando o universo lúdico dos alunos foi exposta na área externa da escola, favorecendo mais a divulgação da capacidade artística e criativa desses alunos. Foram sete finalistas. Abaixo observamos alguns desses trabalhos:
No concurso de desenho promovido pela Escola Municipal São Francisco II, os alunos buscaram ilustrar o seu próprio universo cotidiano como podemos observar nas imagens.
Arte estudantil da Escola Municipal São Francisco II, na Comunidade São Francisco II, Lago do Acará - Concurso de desenhos
Desenho classificado na competição artística da Escola Municipal São Francisco II.
O lúdico e o criativo. A competição de desenho artístico promovida pela Escola simultaneamente ao Plano de Ação: DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Desenho artístico estudantil produzido por alunos da Escola Municipal São Francisco II, um dos finalistas do concurso.

A equipe da Escola Municipal São Francisco II organizou também outras competições culturais.
Preocupando-se com o melhor aproveitamento das apresentações, a equipe de professores montou um palco para o show de calouros, soletrando, poesias, teatro e as premiações a serem destinadas aos vencedores das competições idealizadas para o evento.
"Não deixe que um pequeno deslize danifique toda sua vida. Diga não às drogas" - diz a frase central do Palco Montado pela Escola Municipal São Francisco II para apresentação dos calouros, soletrando, poesias, peças teatrais e posterior premiação.
Palco com frase elucidando o teor da Ação da Escola na Comunidade São Francisco II, Lago do Acará
Aluna participante do concurso de poesia, recita a composição para o público e comunidade escolar.
Aluna participando do Concurso de Calouros promovido pela Escola Municipal São Francisco II no Plano de Ação: DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Concurso Estudantil de Calouros durante o Plano de Ação realizado pela escola na Comunidade São Francisco II, Lago do Acará.
Gestora da Escola, Nancimara Pinheiro de Mendonça e às alunas que concorreram ao concurso de Garota Estudantil da Escola Municipal São Francisco II.

Participantes do Concurso Garota Estudantil realizado na Escola Municipal São Francisco II durante o Plano de Ação

Alunos que participaram do Concurso Garoto Estudantil promovido durante o Plano de Ação: DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS pela Escola Municipal São Francisco II, no Lago do Acará
Peça teatral sobre o alcoolismo encenada no Palco do Plano de Ação da Escola Municipal São Francisco II, no Lago do Acará

DAS PREMIAÇÕES 

Ao final de todo o trabalho de seminários e apresentações culturais, a Equipe de Professores premiou os alunos que se destacaram nos diversos concursos. Abaixo temos as imagens dos destaques:
Vencedor do concurso de desenho artístico promovido durante o Plano de Ação da Escola Municipal São Francisco II. Riqueza de detalhes em todo o panorama da obra.

Vencedora do Concurso de Poesia sobre que teve como tema "Os tipos de drogas"

Vencedora do Concurso Soletrando realizado no evento do Plano de Ação Educativo: DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS da Escola Municipal São Francisco II.

Vencedora do Concurso Garota Estudantil recebendo sua premiação da Gestora da Escola Municipal São Francisco II.
À esquerda o Vencedor do Concurso Garoto Estudantil recebendo a premiação do Professor Graciel Nascimento Palheta.

Vencedora do Concurso de Calouros promovido pela Escola Municipal São Francisco II no Plano de Ação realizado na localidade do Lago do Acará

Parabenizamos todos que se empenharam para realizar este evento educativo na Escola. Professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar. A Secretaria Municipal de Educação apoia e reconhece o comprometimento de todos.
Alunos da Escola Municipal São Francisco II, na Comunidade São Francisco II, Lago do Acará





segunda-feira, 10 de novembro de 2014

SETOR 04 - Viagem às Escolas da Rede Municipal do Baixo Rio Madeira

Coordenador Pedagógico: ALESSANDRO DO NASCIMENTO PASSOS

No período de 20 a 23 de agosto de 2014, o Coordenador Pedagógico que acompanha e dá assistência ao trabalho educacional nas comunidades rurais que a rede municipal de ensino abrange no baixo Rio Madeira, esteve visitando as diversas localidades, verificando o desempenho, o ensino multisseriado e as práticas utilizadas pelos educadores, bem como o rendimento proporcionado através destas.
Coordenador Pedagógico Alessandro chegando na Escola Municipal Nossa Senhora Auxiliadora para visita pedagógica e acompanhamento técnico

Fachada da Escola Municipal Terra Preta localizada no Rio Atininga
Escola Nossa Senhora Auxiliadora - Comunidade Bracinho no Lago do Jenipapo

Fachada da Escola Santa Luzia, na Comunidade de Braço Grande, Lago do Jenipapo
Coordenador Pedagógico Alessandro do Nascimento Passos em reunião com docentes
Professor Jonathan Pinto de Souza, Professora Joelma do Nascimento Pinto, Coordenador Francimar Pereira Gima e alunos da Escola Maria Edith da Silva na Comunidade de Santa Terezinha, localizada no Rio Atininga
Fachada da Escola Municipal São José, no Rio Atininga

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PROGRAMA ESCOLA DA TERRA NA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MANICORÉ

Formações realizadas

EQUIPE FUNCIONAL DO PROGRAMA

INTERLOCUTOR: RAIMUNDO DE BARROS SILVA

TUTORA: AUGUSTA DE ARAÚJO REIS 
TUTORA: ELIAMARA BARBOSA ALVES 
TUTOR: FRANCIMAR PEREIRA GIMA 
TUTOR: IVO PASSOS PEIXOTO 
TUTORA: MARIA SOCORRO DOS REIS MORAES 
TUTORA: SOLÂNGELA PRESTES REIS 
TUTORA: ROSEANE DA SILVA NASCIMENTO



DOS TUTORES

Os Tutores locais do Programa fazem parte do corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação e são responsáveis pela média de 15 professores cada um, atuando em regiões específicas na zona rural do município de Manicoré-AM.


OBJETIVO DO PROGRAMA

Em Manicoré, o Programa do Governo Federal "Escola da Terra" que tem por objetivo orientar os professores e trazer novas práticas para viabilizar o ensino e aprendizado da clientela de alunos residentes no campo, conta com uma participação acentuada dos professores cursistas das formações promovidas por este. Um ótimo aproveitamento foi observado pelos Tutores locais do Programa que têm sob sua supervisão uma vasta área de atuação da rede municipal de Ensino que vai do Alto Madeira, nos limites com o município de Humaitá até o Baixo Madeira com Novo Aripuanã. 

O programa já realizou diversas Formações onde o caminho percorrido pelo professor foi muito proveitoso para o seu trabalho. 

A Tutora de uma das Regiões do Alto Madeira, a Assistente Técnica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Socorro dos Reis Moraes comenta que: "o Programa Escola da Terra despertou de fato o interesse de muitos dos Professores, que muitas vezes trabalhavam há tanto tempo na comunidade rural e ainda não haviam despertado para o método de aplicar a realidade do aluno e construir o saber na interdisciplinaridade aplicada em sala de aula diariamente. A partir das formações, muitos destes professores passaram a demonstrar um profundo conhecimento da realidade ribeirinha onde trabalham, as suas histórias, a formação do seu povoado, o cotidiano, a cultura e toda a natureza local, não somente geográfica, histórica e até mesmo folclórica. A partir de todo este conhecimento os próprios professores notificam o sucesso que tem sido falar ainda mais intimamente a linguagem do aluno. O rendimento observado demonstra isto com louvor. Em uma aula ao falar sobre frutas ou alimentos, por exemplo, seja alfabetizando ou instruindo outras séries, elementos distantes da realidade do aluno como uva, maçã, pêra, etc., dão lugar ao milho, cacau, ingá (...)"

Professora Cláudia Nogueira, Professora Formadora do 4º Encontro em Manicoré
Abertura do 4º Seminário com Professora Marilda Menezes palestrando sobre o Tema: Contribuições das ideias de Cultura, Educação e Desigualdade para os saberes da Escola do Campo
Mesa com alimentos representando os derivados da cultura agrícola da Mandioca que é um dos principais produtos cultivados pelas populações ribeirinhas do baixo Rio Madeira

Mesa com frutos e seus derivados da região do alto Rio Madeira, observa-se além do cultivo da mandioca, outras culturas agrícolas como: Açaí, Melancia, Cacau, etc.
Grupo de dança representando a etnia dos alunos indígenas nas aldeias Tenharins

Dança Tenharim

expressão corporal representando etnia Tenharim

Tutora do Programa Escola da Terra com os alunos que representaram os Tenharins e sua cultura através da dança