quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PROGRAMA ESCOLA DA TERRA NA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MANICORÉ

Formações realizadas

EQUIPE FUNCIONAL DO PROGRAMA

INTERLOCUTOR: RAIMUNDO DE BARROS SILVA

TUTORA: AUGUSTA DE ARAÚJO REIS 
TUTORA: ELIAMARA BARBOSA ALVES 
TUTOR: FRANCIMAR PEREIRA GIMA 
TUTOR: IVO PASSOS PEIXOTO 
TUTORA: MARIA SOCORRO DOS REIS MORAES 
TUTORA: SOLÂNGELA PRESTES REIS 
TUTORA: ROSEANE DA SILVA NASCIMENTO



DOS TUTORES

Os Tutores locais do Programa fazem parte do corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação e são responsáveis pela média de 15 professores cada um, atuando em regiões específicas na zona rural do município de Manicoré-AM.


OBJETIVO DO PROGRAMA

Em Manicoré, o Programa do Governo Federal "Escola da Terra" que tem por objetivo orientar os professores e trazer novas práticas para viabilizar o ensino e aprendizado da clientela de alunos residentes no campo, conta com uma participação acentuada dos professores cursistas das formações promovidas por este. Um ótimo aproveitamento foi observado pelos Tutores locais do Programa que têm sob sua supervisão uma vasta área de atuação da rede municipal de Ensino que vai do Alto Madeira, nos limites com o município de Humaitá até o Baixo Madeira com Novo Aripuanã. 

O programa já realizou diversas Formações onde o caminho percorrido pelo professor foi muito proveitoso para o seu trabalho. 

A Tutora de uma das Regiões do Alto Madeira, a Assistente Técnica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Socorro dos Reis Moraes comenta que: "o Programa Escola da Terra despertou de fato o interesse de muitos dos Professores, que muitas vezes trabalhavam há tanto tempo na comunidade rural e ainda não haviam despertado para o método de aplicar a realidade do aluno e construir o saber na interdisciplinaridade aplicada em sala de aula diariamente. A partir das formações, muitos destes professores passaram a demonstrar um profundo conhecimento da realidade ribeirinha onde trabalham, as suas histórias, a formação do seu povoado, o cotidiano, a cultura e toda a natureza local, não somente geográfica, histórica e até mesmo folclórica. A partir de todo este conhecimento os próprios professores notificam o sucesso que tem sido falar ainda mais intimamente a linguagem do aluno. O rendimento observado demonstra isto com louvor. Em uma aula ao falar sobre frutas ou alimentos, por exemplo, seja alfabetizando ou instruindo outras séries, elementos distantes da realidade do aluno como uva, maçã, pêra, etc., dão lugar ao milho, cacau, ingá (...)"

Professora Cláudia Nogueira, Professora Formadora do 4º Encontro em Manicoré
Abertura do 4º Seminário com Professora Marilda Menezes palestrando sobre o Tema: Contribuições das ideias de Cultura, Educação e Desigualdade para os saberes da Escola do Campo
Mesa com alimentos representando os derivados da cultura agrícola da Mandioca que é um dos principais produtos cultivados pelas populações ribeirinhas do baixo Rio Madeira

Mesa com frutos e seus derivados da região do alto Rio Madeira, observa-se além do cultivo da mandioca, outras culturas agrícolas como: Açaí, Melancia, Cacau, etc.
Grupo de dança representando a etnia dos alunos indígenas nas aldeias Tenharins

Dança Tenharim

expressão corporal representando etnia Tenharim

Tutora do Programa Escola da Terra com os alunos que representaram os Tenharins e sua cultura através da dança


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o nosso trabalho! Somos abertos à sugestões!